Cidades

‘Onda Certa’ realiza atividades na Lagoa do Boqueirão

Quinta turma do projeto se reúne para aula na Lagoa do Boqueirão. Foto: Ibici Silva

Cerca de 45 crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos participam de aulas de vela, caiaque e natação na Lagoa do Boqueirão, sede do Projeto Navegar, na manhã desta sexta-feira (19), em Maricá. A quinta edição do projeto ‘Onda Certa’ acontece das 9h às 12h, com exceção de sábados e domingos e vai até o dia 26.

Rodrigo Cooperman, um dos coordenadores do projeto, ressaltou que o principal intuito do projeto é a prevenção contra o afogamento. “O afogamento é uma das principais causas de morte entre crianças no Brasil e atrelado a isso nós fazemos a questão da sustentabilidade, atividades físicas e o nosso diferencial é que fazemos a iniciação ao surf. Eu sou suspeito para falar, é um grande prazer fazer parte desse projeto”, contou animado.

Segundo a Defesa Civil do município, o principal objetivo da ação realizada nas férias escolares é capacitar jovens estudantes para o enfrentamento de situações de emergência, provocando mudanças comportamentais nas áreas ambiental, social e de proteção e defesa civil.

Noção de natação foi um dos temas dessa manhã na Lagoa do Boqueirão. Foto: Ibici Silva

Conforme o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Luiz Carlos dos Santos, a ideia do projeto é diminuir as estatísticas que apontam o afogamento como a segunda maior causa de morte entre menores até 14 anos.

“Queremos orientar os alunos sobre os riscos do ambiente marinho, além de conscientizar e capacitá-los sobre outros eventos que envolvam riscos”, destacou.

‘Onda Certa’

O ‘Onda Certa’ é realizado pela Secretaria de Proteção da Defesa Civil e oferece 60 vagas a crianças e jovens a partir dos 8 aos 17 anos em cada edição.

De acordo com a secretaria, o intuito é que os alunos irradiem as informações apresentadas no projeto para suas famílias e comunidades, promovendo, por meio da educação, o aumento da percepção de risco, o desenvolvimento do espírito de voluntariado, assim também como uma mudança cultural e comportamental na praia.

A equipe contará com guarda-vidas, profissionais de Educação Física, fisioterapeutas e agentes de Defesa Civil.

Projeto Navegar

É um projeto de cunho educacional social ofertado pela secretaria de esportes onde são oferecidas aulas de cunho náutico das modalidades de vela, caiaque e remo, além das noções de ecologia com temas de incentivo à preservação do meio ambiente.

O público alvo são alunos de 9 à 17 anos matriculados em qualquer unidade escolar e as aulas acontecem em contra turno escolar. Os interessados podem se inscrever na sede do projeto, localizada na Lagoa do Boqueirão, de segunda-feira à quinta-feira, entre 8h e 18h.

< Batalhão de São Gonçalo terá troca de comando Um baleado no 'Inferninho' em Piratininga <